MAPA DESTE BLOG


Aqui o que tenho a expor é aquilo que me fez pensar de um jeito e não de outro, ou seja, o resultado de minha consciência influenciada pelas condições históricas vigentes, abaixo elencadas:
  1. A (necessidade da ) sustentabilidade;
  2. A física quântica;
  3. O dualismo filosófico e existencial humano;
  4. A projeção astral, a hipnose, a meditação e a EQM;
  5. A realidade virtual e a tecnologia;
  6. Alguns aspectos da realidade atual: a sexualidade humana e sua liberdade; o aumento de casos de transtorno bipolar; o holismo; a Psicologia Transpessoal; o marxismo-leninismo, o objetivismo randiano e o existencialismo sartriano; os gastos com pesquisas em inteligência extra-terrestre, os avistamentos e documentos ufológicos; a dupla personalidade; a proposta da ciência em criar a nova era da humanidade, o antropoceno; a cultura influenciando a biologia; o código binário;    
AS OBRAS JANPOLJAN 

O meu pensamento ou visão de mundo que explico é a nova natureza real da natureza ecológica, que é a natureza que restou da devastação humana, a natureza que esse homem tenta restaurar, quase que em vão, e a natureza nova na cultura, essencialmente difundida aqui, neste blog, nas minhas redes sociais, em meus livros e em minhas obras de arte. 

A nova natureza cultural é o resultado de várias concepções baseadas em condições históricas elencadas pela necessidade da sustentabilidade.
Portanto, tem a ver com essas condições históricas e são elas que vão me fazer criar e organizar essa experiência intelectual.

Entendo que a sustentabilidade (Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".) é a base para as diversas reformas que as sociedades humanas devem fazer para abrandarem conflitos e estabelecerem relações diversas mais favoráveis à justiça, à distribuição de renda e a soluções políticas menos classistas. A sustentabilidade, ao se propor a solucionar o dilema preservar/desenvolver sem perdas significativas para esses elementos dilemáticos, cria uma base histórica para os seres humanos se dedicarem a propor a solução a outros dilemas que produzem conflitos diversos e que afetam as capacidades da humanidade de satisfazer as suas diversas necessidades. Dilemas tais como capital/trabalho, lucro/salário, Mercado/Estado, concorrência/cooperação, planejamento/liberdade (de uma classe), poder econômico/voto, direita/esquerda, matéria/ideia, concreto/abstrato, essência/existência, movimento/lei, física newtoniana/física quântica, etc, emperram a capacidade de o ser humano de ser mais satisfeito/feliz. Diante de tantos conflitos sustentados pelo oposicionismo, radicalismo e inflexibilidade e outras visões de mundo baseadas nessa unilateralidade, o ser humano precisa ater-se a novas formas de pensar e de agir, e a sustentabilidade, a física quântica, o dualismo filosófico e existencial, a projeção da consciência, as diversas religiões e o humanismo devem ser algumas das fontes de orientação.

É preciso acompanhar a sustentabilidade não apenas no âmbito ecológico-econômico, mas em toda a sua estrutura sócio-ecológica e cultural. O objetivo é uma proposta de reorganização da sociedade valorizando as classes que produzem riquezas nos âmbitos sociais, políticos, econômicos, ecológicos, culturais e humanísticos. O NOVO SOCIAL se baseia em vários princípios, eis alguns deles: (1) A sociedade são as classes que nela existem. (2) A verdade da sociedade de classes é a verdade das capacidades e necessidades dessas classes produtoras de riquezas. (3) A democracia somente se concretiza com a liberdade econômica das classes que produzem riquezas, não apenas com a liberdade do voto. (4) O Estado é a administração dos interesses das classes produtivas e de outras classes sociais, não da classe política que detem o poder. (5) A liberdade econômica também para a classe dos trabalhadores é a única garantia de sua liberdade geral para decidir os rumos da sua sociedade, de classes. (6) A partilha percentual do lucro à classe dos trabalhadores é a única forma de sua liberdade econômica. (7) A classe trabalhadora é a única classe capaz de melhorar a sociedade para todas as classes, quer dizer, para todo o povo. Etc.

Não pretendo ser considerado um pensador da Amazônia, mas apenas um tipo de homem da Amazônia. Ser pensador tem que seguir muitas regras, e por conta de tantas regras que nasci artista. As regras do desenho já romperam por mim! Mas certo rigor ou formalidade ainda se encontram nestas páginas. E é por isso que organizei aqui no início os assuntos principais que falarei no blog. Eles são os seguintes (lembrem se das denominações, eles estarão nas guias das páginas do blog, logo acima):

PÚBLICO ALVO

E para que serve esse site? Que interesse ele despertaria num ser humano? Para falar a verdade não sei! Não fiz nenhuma pesquisa sobre público alvo. E, no entanto, posso sugerir que qualquer pessoa pode se interessar pelo blog. Ou nenhuma. O que não vou achar estranho. Mas acredito que serei visitado. E alguns dos motivos eu elenquei abaixo:

a) Os visitantes que não suportam “achistas” e adoram detoná-los. Esses são os primeiros que poderão visitar o site, pois eles estão sempre caçando motivos para condenar as realidades alternativas, seja para destruir, seja para reconstruir suas novas idéias, como uma musa faz.

b) Aqueles que odeiam filosofias excludentes. Esse público pode ser do tipo que não aguenta mais ouvir a discussão de verdades que falam do mesmo todo. Por exemplo, a discussão de Aristóteles e de Platão, e dos papagaios contemporâneos, sobre a matéria e o encantado mundo das idéias. Quem principia a realidade, a matéria ou a ideia? Excluindo uma da outra, resta um sonho!

c) Os políticos por natureza, tais como eleitores, lideranças comunitárias, estudantes, etc., que não suportam mais a ideia de esquerda e direita, que existem há tanto tempo e não servem mais para nada atualmente. Por exemplo, a esquerda de hoje não é mais revolucionária, então que diferença tem da direita?

d) Os amigos, para dar uma forcinha!

e) Os inimigos para tirar uma forcinha!

f) Navegadores descuidados


O INTERESSE

Talvez o verdadeiro interesse que o site possa despertar, seja naquelas pessoas sem posição diante de assuntos que lhes interessam, mas que não lhes despertam mais a atenção devido ao esgotamento e caducidade ocorridos pelo excesso de oposicionismo entre os seus defensores.
Por exemplo, as pessoas que gostam de política e não suportam mais o oposicionismo entre os capitalistas e os socialistas. Posições que não servem de nada para o povo, pois as estratégias políticas sempre excluem os interesses de uma classe ou outra. As pessoas que não aceitam mais a briga entre brancos e negros, entre hétero e homo, entre machistas e feministas, entre pobres e ricos, entre esquerda e direita, entre abstratos e representativos, entre Deus e o Diabo, entre anjos e demônios, entre católicos e protestantes, entre matéria e ideia, entre essência e existência, entre amor e paixão/sexo, trabalho ou capital, salário ou lucro, amante ou esposa(o), Igreja ou Estado, Mercado ou Estado, Marx ou Rand, individualismo ou coletivismo, racionalismo ou materialismo, egoísmo ou altruísmo. Enfim, todo aquele que está em dúvida sobre que posição tomar em relação ao dualismo arcaico, pode se interessar pelo site, pois ele apresenta o dualismo resolvido, ou morto.

Foi o que aconteceu comigo. Não aguentava mais tanta dúvida. Teorias daqui e teorias dali, brigas de cá e brigas de lá, quem vai ter a razão? Todos, e ao mesmo tempo, ninguém. Ambos falam da mesma coisa, mas de ângulos diferentes, defendendo partes e não o todo. 

Vivemos em época que temos certeza que a pluralidade, imitando a diversidade, é a onda do momento eterno. Já dizia um escritor que se eu tenho apenas uma opção, sou um robô, se tenho duas, vivo em dúvida, o melhor é que se tenha pelo menos três opções. Eu concordo, mas digo o seguinte, que continuemos com as duas , mas sabendo que ambas são parte do mesmo todo e que ambas geram as condições de uma terceira, que é a que deixa livre as duas para funcionarem melhor dentro do todo, mas sem morrer.

AS ABAS, A PÁGINA RECENTE E O ARQUIVO DESTE BLOG
As abas são o espaço onde coloco o essencial do meu pensamento, uma espécie de estrutura de pensamento. A página RECENTE é onde a publicação mais nova aparece que desaparece assim  que nova publicação surgir. O ARQUIVO deste blog é onde você encontrará todas páginas que foram publicadas na página RECENTE, com exceção das publicações que foram postas no ARQUIVO MORTO, que é o local deste site para onde vão publicações que não tem muito a ver com o essencial do blog ou são desatualizadas de mais, como por exemplo, sobre o FÓRUM SOCIAL MUNDIAL em Belém do Pará- Brasil, em 2009.
Então, chegou a hora de adentrarmos no site  A NOVA NATUREZA em suas abas explicando cada uma delas. Ei-las:


RECENTE
O início, como o próprio nome diz é aonde tudo começa. Nessa parte está o mapa do site, como estão vendo.

MEUS LIVROS
Nesta aba apresento os meus livros. Cada livro segue, geralmente, o que instrui as abas deste site. Ou seja, é o assunto aprofundado.

ARTE 
Aqui mostro a minha arte que, geralmente, se baseia nessas ideias mostradas em todo o site, em especial nas abas. A coloquei em terceiro lugar pensando nos cansados de tudo, pois eles sempre não querem ter trabalho demais para encontrar algo. Também pensei que após os livros, as minhas obras de arte são, ou tentam ser, a aplicação sensorial do que penso, a primeira materialização ou aplicação prática, não teórica, de tudo que penso.

APRESENTAÇÃO 
Aqui, como o nome diz, apresento o site.

INTRODUÇÃO
Aqui apresento o que seria A NOVA NATUREZA,  a natureza ecológica, destruída e cansada, somada àquela que tentam reconstruir; bem como a natureza como a nova "essência" das coisas e não coisas do mundo, a natureza geral que, por enquanto, somente eu tento explicar.
Exponho as condições históricas para o nascimento dessas ideias: a sustentabilidade, ou sua necessidade, é a base histórica, seguida de outros acontecimentos importantíssimos, tais como a física quântica, o dualismo filosófico e existencial, a projeção da consciência (âmbito espiritual), entre outros.
Esses acontecimentos diversos baseados em dualidades são a fonte teórica do que apelido HOLORREALISMO, OU A COSMOVISÃO ou ainda a HOLORREALIDADE DE JANPOLJAN.

SUSTENTÁVEL
Aqui expomos a questão da sustentabilidade como CONDIÇÃO HISTÓRICA imprescindível para o pensamento e a arte aqui apresentados. também pode ser mostradas o que se entende aqui como sustentabilidade e o que se pode fazer, nestas orientações, para a preservação do meio ambiente.

METAFÍSICO
Nesta página exponho os conceitos básicos do mundo invisível (não confundir com o mundo espiritual). Os conceitos que principiam e organizam o que chamo de HOLORREALISMO. São, primordialmente, as relações de influências entre a essência, a existência e o meio (espaço-tempo) e o resultado disso como influência no ambiente humano e vice-versa.  Também faz uma relação inexorável entre a essência-existência da metafísica e a preservação-desenvolvimento da sustentabilidade, afirmando que são espelhos material e imaterial do mundo. afirma que o trabalho básico de todos os seres é a preservação e o desenvolvimento.

MÉTODO
Como o próprio nome diz, é o espaço onde mostro o método que utilizo para criar os textos, as explicações, os pensamentos, as ideias e ideais, bem como as artes desse site e os meus livros. São as regras de criação e de interpretação do mundo.

SOCIAL
Agora adentramos no âmbito da sociedade de classes, a nossa sociedade atual. É lógico que aqui explano a sociedade que, pelo método e as "teorias" aqui expostas, não poderia deixar de mostrar a visão particular de uma nova sociedade baseada em um NOVO SOCIAL, na valorização das classes que produzem todas as riquezas e nas consequências que isso dará na sociedade humana, além disso, o que se deveria fazer para livrar as classes produtivas da ambição dos políticos classistas.

TRABALHISMO
Minha aposta é no trabalhismo econômico, o trabalhismo que erradica o poder dos políticos de decidir os rumos da economia dos que produzem riquezas. Um trabalhismo que permite a liberdade econômica da classe dos trabalhadores, ou seja, livrar-se da exploração do capitalista e dos políticos classista, sem no entanto, se dirigir ao viés socialista ou se permitir que o capitalismo continue nesse degrau, mas se propor a renová-lo com um humanismo que começa pela liberdade de fato das classes que produzem as riquezas da sociedade de classes.

POLÍTICO
Nesta aba apresento assuntos estruturais relativos à política das classes, à política que favorecerá às classes que produzem riquezas e ajudará o capitalismo a se tornar humanista. Nesta política, o Estado é ECOLÓGICO, quer dizer, não econômico, ou seja, gerente dos recursos naturais voltados para o lucro; os políticos, a política econômica, os políticos são todos voltados para os interesses das classes que produzem riquezas; a democracia é o poder das classes; etc.

ECONÔMICO
Nesta aba apresento o essencial sobre a proposta econômica para o capitalismo humanista e a liberdade das classes produtivas. A economia das classes precisa de uma doutrina econômica liberal, mas liberal das classes produtivas, quer dizer, trabalhadores e capitalistas. E, para isso, não tem jeito, é necessário permitir que a classe dos trabalhadores tenham também a sua liberdade econômica e que os políticos classistas deixem de existir e mandar onde não têm propriedades para tal.

PSICOLÓGICO
A intenção nesta área do site é se permitir que se apresente o essencial da psique que tenho para pensar do jeito que penso e, ademais, para apresentar a estrutura de uma pretensa psicologia do homem sob a sustentabilidade de fato, sob a metafísica inclusiva, sob uma filosofia sustentável e sob uma sociedade onde as classes estão livres economicamente.

ESPIRITUAL
Nesta aba mostro o essencial sobre o meu pensamento em torno do fator espiritual. O básico é que o homem é um espírito num corpo e que o homem só pode ter experiência espiritual se ele assumir isso e, ao assumir, se permitir sair do corpo (projeção astral) e viver a parte espiritual no próprio mundo do espírito, que não é nessa dimensão especificamente material densa. A intenção é mostrar aqui, na página RECENTE e nos ARQUIVOS(depois de o texto sair da página RECENTE) textos que vão complementando o objetivo do blog, que é mostrar o denomino de LIVRE-ESPIRITUALISMO. Registrarei experiências e técnicas voltadas para a experiência espiritual mais intensa e verdadeira que a humanidade está desperdiçando por conta de dogmatismos, preconceitos, fantasias etc. Além disso, em breve estarei publicando o livro sobre o assunto.

FRASES
Aqui publicarei simplesmente frase aleatórias com ou sem finalidades de complementar a proposta do site.

MEUS VÍDEOS
Como o título desta aba mostra, aqui o assunto são meus vídeos, mas não serão mostrados todos e sim apenas alguns, para não ficar muito pesado. Será apresentado o link para o canal "O HOLORREALISMO" no  Youtube, onde estão todos os meus vídeos.

PROSA E VERSO
A intenção aqui é mostrar textos diversos em prosa ou em versos como uma aplicação do Holorrealismo à literatura. Também posso apresentar algum livro.

PROJETOS
Como o próprio nome diz, aqui serão mostrados PROJETOS que criei, concretizados ou não.

EU
Nesta aba me apresento: nome, profissão, idade, fotografias, sonhos, planos etc.

PREFERÊNCIAS
Aqui, eu não poderia deixar de mostra coisas que gosto, afinal, eu moro no mundo e a cultura desse universo humanos e, quem sabe, em breve, sonho, uma cultura humanoide extraterrena, possa também aparecer aqui como minhas preferências.

ARQUIVO MORTO
Nesta parte do site eu apresento os arquivos que não tem motivo para serem apresentados nos ARQUIVOS deste blog e que, por contarem a história do blog e do meu pensamento, não precisam ser apagados, tendo uma página especial para eles.

O blog J. JANPOLJAN nunca estará completo, pois essa é a missão até que se morra o autor. Tanto ABAS quanto página RECENTE poderão sofrer alterações ao longo do tempo, pois seguirá um conselho da ciência: estar aberto às novas descobertas e contribuições do conhecimento e da tecnologia.

Espera-se que este espaço virtual sirva para algo, menos para aborrecê-lo, pois esta não é a sua intenção.
Por fim, como o meu humor é duplo, triplo ou sei lá como, tudo é escrito para o bom humor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DO SER

IMAGENS ESTRANHAS QUE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL(IA) CRIOU

UMA DE MINHAS ARTES PERDIDAS NO TEMPO (ARTE)